sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Doar e receber

É lindo o princípio budista e bíblico do "dar sem esperar nada em troca". Ok! Teoria!
Funcionaria se vívessemos naquele sonhado mundo justo e igualitário, mas a Terra tem girado numa velocidade tão alta que não é permitido parar.
Mesmo quando doamos, fazemos algo, sem esperar receber uma recompensa, queremos no mínimo um reconhecimento. Alguns preferem dizer que é uma questão de educação. Nops! Falso moralismo!
O fato é: Quando doamos ou realizamos um feito por alguém de alguma forma já temos interesses pessoais imersos naquela atitude e esperamos sim um reconhecimento, recompensa... Use o termo que quiser.
Ninguém faz nada de graça, pois no pagamento não precisa ser necessariamente em dinheiro, cash. Pode ser em elogios, agradecimentos, trocas, favores, ou até mesmo sexo. Sim, sexo! Cada um faz o que lhe convém por aquilo que lhe convém.
E o doar e receber funciona assim. Quem doa pelo simples ato de doar é porque não sabe como gastar, usar a quantidade que tem.
Vejo a realidade assim. Se você vê de um modo mais doce, que bom! Chupe essa manga!

Um comentário:

  1. Até mesmo quando damos "patada", esperamos uma reação da pessoa em questão. Essa reação já é uma troca e esperar por ela é esperar algo em troca. Faz parte de todas as relações, faz parte da natureza do ser humano. Nada se dá, tudo se troca. Até mesmo quando cometemos uma boa ação, esperamos uma recompensa... nem que seja de Deus.

    ResponderExcluir