segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Democracia, política e propaganda

Evito falar de política, mas diante do resultado das eleições na Bahia, ficou difícil se conter. Vamos as considerações:
1. É totalmente apolitizado eleger dois senadores e um governador da mesma coligação. Política também consiste em discutir, relacionar. Se apenas uma chapa comanda o governo, isso deixa de ser democracia para ser uma ditadura de quatro anos. Acredito no voto consciente que extrai o melhor de cada partido e vota nele. Não em "times", amigos, companheiros ou grupos idealistas que tem um único intuito: comandar!
2. Por que não votar em um transexual? Leo Kret do Brasil é uma artista, é fechativa, ok! Mas é a vereadora que tem vários projetos sociais na cidade, a autora do projeto de lei que regulamenta a profissão de moto-taxistas, conseguiu a reforma do posto de saúde de Pernambués, bairro onde mora até hoje mesmo sendo um local periférico e hoje ela ter condições de morar em um bairro nobre. De que vale vestir um terno, se comportar como homem, mas agir feito um animal feroz em busca de alimento na selva? Quantos dos vereadores baianos apresentaram projetos de lei? Quantos continuam morando no mesmo bairro?
3. Os eleitores não votam consciente. Vi vários na fila da seção eleitoral sem saber em quem votar; votando em candidatos que compraram o seu voto, e o pior, votando em propagandas.
4. Faço Publicidade e já aprendi para quem a propaganda vende melhor, para quem não tem informação ou deseja muito um produto. Isso também funciona na política. O Brasil é um país de semi-analfabetos que sobrevivem com algo chamado "Bolsa Família". Pessoas sem conhecimento e educação básica suficiente para decidirem o próprio futuro. Afinal, eles tem fome, sede. A maior alegria em determinados momentos é um copo de água ou um prato de comida. Estas pessoas votam na propaganda. Eu também votaria na propaganda do PT. As placas luminosas eram lindas, os balões azuis chamavam a atenção, as versões em desenho dos candidatos eram fofas! Os candidatos mais votados na Bahia foram aqueles que descumpriram as regras do TSE e poluíram a cidade com suas propagandas irregulares.
5. Os baianos votaram na esposa do pior prefeito do país. Maria Luísa Mendonça foi a 10ª candidata mais votada. Ela é casada com João Henrique, este prefeito que tanto faz pela cidade que a cada ano está mais violenta e comanda uma prefeitura que não consegue fazer uma obra impactante sem a ajuda do governo federal ou estadual.
6.Não estou avaliando, criticando o governo do PT ao longo dos últimos 4 anos, apenas acredito que democracia é não ser obrigado a votar e o voto não deve ser para coligações, mas para pessoas que irão representar o povo e lutar pelos seus direitos, por melhorias, pela dignidade humana. Se no PT existem candidatos condizentes com isso, merecem sim serem votados. Não me interessa o partido, sim quem concorre a uma vaga de ouro na assembleia.
7. Enquanto os baianos votam em propagandas ou vendem seus votos, os candidatos eleitos terão 4 anos sem gastos com funcionários, hospedagens, viagens, transporte. Apenas lucrarão, enriquecerão. Se cargo político fosse ruim a sua rua não estaria cheia de "santinhos" ontem, ninguém teria pedido seu voto, não teriam gasto milhares com propagandas, você não seria a pessoa mais importante do mundo no dia 03 de outubro de 2010.
Reflita sobre o que você fez ontem, sempre há tempo de mudar, ou não. Mas vale a reflexão para evitar o erro de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário