sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Anacrônicos

"Alguns ainda caem por terra,
Pra outros poderem crescer
Caem 1, 2, 3, caem 4,
A terra girando não se pode parar

Outro ciclo em diferentes fases
Vivendo de outra forma,
Com outros interesses,
Outras ambições mais fortes,
Somadas com as anteriores
Mudança de prioridades,
Mudança de direção"


Os versos acima são da música ANACRÔNICO da cantora Pitty. Anacrônico, está associado a mudanças no comportamento, a situações adversas, a contrariedade de um modo em geral.

Costumo refletir sobre as transformações que sofremos ao longo da vida, seja corporal, emocional ou relacionadas a outros aspectos como o trabalho. Nenhuma destas é tão impressionante e anacrônica como a das nossas opiniões e posicionamentos. Percebo que o tempo passa e com ele passam algumas ou muitas pessoas; mudamos de endereço, mudamos outras pessoas de endereço; aprendemos assuntos novos, frequentando as mais diversas escolas da vida... A condição financeira se transforma, para muitos fica no sobe e desce; os amores evoluem; as responsabilidades e o trabalho aumentam...

Mas nosso posicionamento diante de tudo, ao menos uma vez, muda! É incrível como as pessoas são capazes de desdenhar de outras de maneiras tão futéis. Afinal, tudo são fases! Numa fase você está bem, na outra nem tanto, na outra está na bruxa e assim o ciclo vai sendo gerado. Um grande erro do ser humano é dar as costas ou fazer pouco caso de alguém que lhe pede algo, quando esse tal alguém já o ajudou por diversas vezes, e em situações que no momento você sabia que não podia contar com mais ninguém. Aquele dito popular, aquele provérbio bíblico, aquilo que uma vez lhe disseram a respeito do "Tudo que se planta, colhe" é verdade, a mais pura verdade! A vida por si só é um ciclo e tudo volta para nós.

Devemos sim mudar as nossas prioridades, ambições, posicionamentos, mas jamais desdenhar de alguém que nos ajudou. Não importa se hoje o indivíduo é seu inimigo, ele já foi amigo e você sabe o quão importante é um amigo! É certo que uns caem para outros poderem crescer, mas cuidado com quem você derruba! ;)



Um comentário: